quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Amor perfeito de croche passo a passo

A minha  sina com a flor  "amor perfeito", começou aqui em casa , quando comprei uma caixa destas florzinhas lindas!
E depois de tanto ver estas flores pela Internet e pesquisando como cuidar, encontrei as de croche. Ah eu tive que fazer também... Experimentei alguns modelinhos olhando e fazendo, e  também experimentei alguns modelinhos com gráficos. Bom, no fim das contas acabei facilitando mais a flor e olha que também ficou graciosa.

A flor pequenina fiz olhando aqui, mas não consegui o mesmo efeito, mas tem a receita também aqui em baixo. E quem fizer as pequeninas tente fazer com linha matizada que na foto que indico fica uma graça de lindinhas!

Fiz bastante fotos pra quem gosta de passo a passo e então aí vai a  receita das minhas flores " amor perfeito":

 Usei linha Anne da Círculo e agulha 1, 75 mm;
 Para este modelinho usar 2 cores de linha.

 Legenda:
pbx: ponto baixíssimo
pb: ponto baixo
pa: ponto alto
pad: ponto alto duplo
corr: corrente

 Início:
-4 correntes, fechar com pbx, formando um círculo.
No pequeno círculo:
-2 corr, 3 pa, 2 corr, e 1 pbx.
Repetir formando duas pétalas.

Para formar a pétala maior:
-3 corr, 6 pa, 3 corr e 1 pbx.

Com linha de outra cor começar na pétala grande, no cantinho da corrente com :
  • 2 pb, 2 pa no primeiro ponto de base, (2 pa duplo (pad) no próximo ponto de base).
  •  Repetir entre parenteses 4 vezes no total.  e 2 pa no último ponto, e na corrente fazer  2 pb.

Começar as duas pétalas pequenas:
  • [2 pb na corr, 1 pa no próximo ponto, 2 pa no próximo ponto, 2 pa no próximo ponto, 1 pa no próximo ponto e 2 pb na corr, 1 pbx] no meio das pétalas para começar a outra.
  •  Repetir  entre colchetes.

Quando finalizar a última pétala fazer :
  • 2 correntes e passar por trás da pétala grande e fazer 1 ponto baixíssimo no inicio da pétala pequena:

Virar do lado do avesso fazer :
  • 5 pb

  • Volte fazendo 2 pa em cada ponto.

Aqui agora vai se formar duas pétalas:

  • Vire e volte fazendo ( 3 corr, 1 pa duplo no mesmo ponto da corr, e a seguir, 2 pa duplo no próximo ponto, 2 pad no próximo ponto, 2 pad no próximo ponto, 3 corr e 1 pbx) no próximo ponto. Ao todo nesta primeira pétala são 9 pontos contando com as 3 correntes iniciais e 3 correntes finais. Repetir entre parenteses.

Amor perfeito pequeno:

Receita:
  • 4 correntes, fechar com pbx, formando um círculo.
No pequeno círculo:
  • 2 corr, 3 pa, 2 corr, e 1 pbx.
Repetir formando duas pétalas.

Para formar a pétala maior:
  • 3 corr, 6 pa, 3 corr e 1 pbx.

  • Fazer 3 corr, e passar por trás e fazer 1 pbx na segunda pétala pequena.

 Com outra cor de linha comece pelo lado direito na corrente de trás formada:
  • (3 corr, 4 pad, 3 corr, e 1 pbx). 
  • Repetir entre parênteses.

 Arremate e está pronta: