quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pinheirinho de Natal

Relendo os comentários que recebi na última postagem vejo o quanto nos identificamos.
Somos arteiras mesmo! rsrs

Os horários, os desejos e  a necessidade de termos uma horinha só pra nós mesmas como a Ana falou! A Rosinha também disse uma coisa importante que me identifico muito que é a o antes de sentar e começar a crochetar ou fazer algum trabalhinho, pois tem que estar tudo arrumado na casa, se não parece que fica faltando alguma coisa mesmo, hehe. Me identifiquei muito também com o horário da Juliana, que pode fazer pela manhã e pela noite um pouquinho. Acho que todas nós temos uma horinha vaga pela noite também, e no geral como a Isadora falou "é uma delícia este momento".

A Vanessa me deixou uma frase importante e que diz tudo também :

"quando a gente diz sim para alguma coisa, estamos dizendo não para muitas outras coisas".
A vida é escolha! Cabe a nós dizermos não sempre que necessário. ;-)

Li e reli cada comentário e amei!!  Uma pena que eu não pude passar para respondê-los, mas assim que eu ajeitar a casa por aqui eu vou retornar, com certeza!

 Estivemos de mudança nestes últimos dias para outra praia, e ainda falta arrumar muita coisa, colocar Internet, e arrumar alguns móveis para guardar a bagunça. E ainda quero fotografar a toalhinha cupcake que não consegui colocar aqui.





Mas esquecendo um pouco a agitação e a correira que foi esta semana por aqui, trouxe esta arvorezinha que é meu mais novo projetinho de enfeite para o natal :





Foram 3 tentativas para fazer um cone perfeito em formato de árvore , e na quarta tentativa saiu a receita....ufa! Ficou ótima e fácil de se fazer.




Vou deixar a receita sem muitas fotos infelizmente, mas se tiver qualquer dúvida pode me perguntar.


A receita segue uma ordem matemática fácil de entender, e respeitando a contagem e a sequência dos pontos a árvore fica perfeita.

Pinheirinho de Natal:

Fios: eu usei linha Anne, mas pode fazer com um fio mais grossinho também.

Agulha: para o fio Anne eu usei agulha de número 2, 00 mm
Ponto: Toda feita com ponto baixo (pb), com exceção da base que é feito em separado e com pontos altos (pa).
Troca de cor: Troque a cor na hora que preferir.

Fazer o circulo mágico

1 carr: no circulo fazer 8 pb, fechar o círculo com ponto baixíssimo. Trabalhar em círculos.
2 carr:  fazer 8 pb
3 carr: fazer 4 pb + 1 pb (o "+ 1" é feito junto com o  4º ponto), 4 pb + 1 pb ( o "+1" é feito junto com o  último ponto), como na foto mais abaixo. Então  estes (+1)  serão os aumentos.
4 carr: Trabalhar os 10 pb.
5 carr: 5 pb + 1 pb, 5 pb + 1 pb
6 carr: 12 pb
7 carr: 6 pb + 1 pb, 6 pb + 1 pb
8 carr: 14 pb
9 carr: 7 pb + 1 pb, 7 pb + 1 pb
10 carr: 16 pb
11 carr:   8 pb +1 pb, 8 pb +1 pb
12 carr: 18 pb
13 carr: 9 pb + 1 pb, 9 pb + 1 pb
14 carr: 20 pb
15 carr:  10 pb + 1 pb, 10 pb + 1 pb
16 carr: 22 pb
17 carr: 11 pb + 1 pb, 11 pb + 1 pb
18 carr: 24 pb
19 carr: 12 pb + 1 pb, 12 pb + 1 pb
20 carr: 26 pb
21 carr: 13 pb +1 pb, 13 pb + 1 pb
22 carr: 28 pb
23 carr: 14 pb +1 pb, 14 pb +1 pb
24 carr: 30 pb
25 carr: 15 pb + 1 pb, 15 pb + 1 pb
26 carr: 32 pb
27 carr:16 pb + 1 pb, 16 pb + 1 pb
28 carr: 34 pb
29 carr: 17 pb + 1 pb, 17 pb + 1 pb
30 carr: 36 pb
31 carr:18 pb + 1 pb, 18 pb + 1 pb
32 carr: 38 pb
33 carr: 19 pb + 1 pb, 19 pb + 1 pb,
34 carr: 40 pb
35 carr: 20 pb + 1 pb, 20 + 1 pb
36 carr: 42 pb
37 carr: 21 pb + 1 pb,  21 pb + 1 pb
38 carr: 44 pb
Eu fiz até esta carreira, mas pode ser bem maior, é só seguir a sequência.


Este é o início:



Aqui como fica os aumentos: 




(Este modelinho de árvore será em tons de rosa)


Para a base do pinheirinho que é a parte de baixo é feito separado:
Como eu finalizei com 44 pb em toda a volta da árvore, tenho que fazer um círculo de croche que também finalize com 44 pontos então faça assim:



1 carr: faça um círculo mágico e nele coloque 11 pontos altos, feche o círculo.
2 carr: 2 pa em cada pa.
3 carr: 2 pa em cada pa, finalizando assim 44 pontos altos.
4 carr: pa sobre pa




Encha o cone com recheio de manta acrílica, ou outro, se preferir e depois faça o fechamento costurando pela borda ou faça ponto baixo juntando a borda do pinheirinho com o círculo de croche.

A estrelinha :
Círculo mágico, 2 correntes, 1 pa e 1 picô, 2 corr e 1 ponto baixíssimo no arco.
são 5 repetições para as pontas da estrela.


O estilo da árvore foi proposital para ter formato vintage mesmo, que são aquelas árvores de natal compridas vistas nos filmes antigos. Os outros formatos que tentei ficaram mais abertinhas então acabei desistindo delas.
A ideia desta árvorezinha veio destas duas imagens que guardei: uma da loja Elo7  aqui, que são feitas de feltro coloridas formando um listrado muito lindinho,e a outra desta foto aqui .




Agora veja o que me espera:



Vou me despedindo por aqui. Bjinhos !!!

43 comentários:

Marcia disse...

Oi Marcinha.
Seus pap´s são sempre excelente.
Um grande beijo.

Márcia

Lilia R. disse...

Oi Márcia,
Lindo pinheirinho de natal, talento, muito talento!
Obrigada por compartilhar conosco!
beijos


www.artesdalilika.blogspot.com

Menina das Antigas Tricot, Crochet e Cia disse...

Oi Márcia!
Adorei sua postagem sobre como dizer não! Vivo nesse dilema, pois quando falo não para alguém, para poder fazer meus croches/tricos, sinto uma dor no coração,e aí fico pensando: será que fiz certo? será que era melhor deixar isso pra depois? E no fim acabo por deixar meus projetos de lado e atender aos outros. É muito complicado, adorei a dica do livro e vou comprá - lo, pois acho que preciso d+. Bjs

Isadora disse...

Mas é mesmo importante dizer não para algumas coisas para dizer sim para este momento só nosso né?
Fofa a arvorezinha, obrigada pela receita!
Mudança de novo? Nossa, vc parece um caracol rsrsrsrs
Bjs e boa sorte!

☼Carolina Artesanías☼ disse...

¨¨¨¨¨¨¨¨¨. *
¨¨¨¨¨¨¨¨¨ **
¨¨¨¨¨¨¨¨¨*o*
¨¨¨¨¨¨¨¨*♥*o*
¨¨¨¨¨¨¨***o***
¨¨¨¨¨¨**o**♥*o*
¨¨¨¨¨**♥**o**o**
¨¨¨¨**o**♥***♥*o*
¨¨¨*****♥*o**o****
¨¨**♥**o*****o**♥**
¨******o*****♥**o***
****o***♥**o***o***♥ *
¨¨¨¨¨____!_!____
¨¨¨¨¨\_________/¨¨

inspiradas en navidad!
saludos
c@

Faniquito disse...

Menina, que escandalo de delicadeza essa árvore, ameiiii !!! Muito linda.Eu admiro quem disponibiliza as artes q faz, vc é bem assim mesmo!!!

E ó, sabe q eu adoro esse mundo de blog justamente por isso: gostamos das mesmas coisas, trocamos idéias, fazemos amigos, enfim...falamos a mesma língua, sabe assim ?!?

E tu ainda tá toda enrolada com mudança mas deu teu jeitinho de dividir, parabéns.

Bom findi

Beijinhos

Ana

Sueli disse...

Oi Amiga! é mais um trabalho q gostei. Estou fazendo uma colcha com a amostra da flôr q vc fez colorida. Assim q terminar te mostro. estou montando meu blog:sueliartesanatoepresentesblogspot.com. espero q visite e me mande uma mensagem. Ainda não comecei a postar os croches mas logo estará pronto. Obrigado pelas dicas e q seus trabalhos continuem nos ajudando e sejam bastante abençoados. Beijos

LoBo disse...

Querida Márcia, adorei o Pinheirinho e a receita.
Se você quiser olhar o meu Floco de Neve engomado com a tua receita, já está postado, ficou perfeito!!!

Forte abraço
LoBo
http://artefatoslobo.blogspot.com/

MEUS CROCHES - LÚCIA disse...

Oi, Marcinha, ficou lindinho seu pinheiro de croche, parabéns pela criatividade, como sempre e pelo PAP.
Mudando novamente.... que trabalhão, heim?
Mas, as mudanças renovam a vida da gente, né? Cada lugar novas pessoas, novos contatos,novas paisagens, novas ideias... enfim, felicidades nessa nova vida! Aos poucos a bagunça vai ser arrumada e os crochês saindo lindos como sempre!
Bjs,
Lúcia

Edinir-Croche disse...

Oi Marcia
eu amei o pinheiro, depois da correria de fim de ano eu vou tentar fazer alguns para mim. Se ficar lindinhos coloco no blog e junto os seus créditos é claro.
Obrigada sempre por compartilhar.
Beijinhos

sajuki disse...

adorable :D

Anônimo disse...

maria oii marcia amei o pinheirinho e ja fiz um esta em cima da minha mesa. todos gostaram vim te agradecer por compartilhar mesmo na correria .voce sempre acha um tempinho pra amigas ne. felicidadas na nova casa ta .casa nova e tudo de bom aproveita .bjks

Leatriz disse...

Olá Marcia!
Um presentão esta árvore! Obrigado pelo tutorial!
Beijinhos!
Leatriz

Edinir-Croche disse...

Oi marcia, eu voltei para pegar o seu pinheirinho, espero que não se importe. Eu coloquei no blog www.cantinhodaagulha.blogspot.com hoje e estou te colocando no blog roll novamente voce sabe depois daquele virus tive que excluir tudo e agora pretendo aos poucos buscar as amigas no vamente.
Fica com Deus e até depois...
Um beijinho da amiga Edinir-croche

cantinho de Jake croche disse...

Adorei teus trabalhos!!!
Tens mãos de fada!!!
Parabéns!!!
Já estou te seguindo e fico muito feliz em te ter como seguidora também.Vou esperar sua visita no meu blog http://jakecrochegmail.blogspot.com/.
Bjs!

Anônimo disse...

maria. oi marcia passei pra te desejar um otimo natal e um ano novo maravilhoso pra voce e sua familia . que deus te de muitas coisas boas . feliz 2012 boas festas .muitas bjks

estanisartes disse...

Desejo a você e aos seus familiares Feliz Natal e Próspero Ano Novo, que Deus proporcione muito amor, saúde, paz e felicidades.
Estes são os meus sinceros votos.
Bjs

Sônia Maria disse...

Márcia, jurava que já tinha comentado seu post... Isabela ficou uns dias comigo e eu fiquei uns dias na casa dela também... Devo ter entrado e saído por algum motivo e não comentei... Me desculpe... Seus pinheirinhos estão belíssimos!!! Estou levando uma cópia... Muito Obrigada, pelo PAP!
Amiga, mudança não é fácil, não é mesmo? Mas depois de tudo nos devidos lugares é muito bom... Casa nova, vida nova!
Desejo que sejam muito felizes na nova morada... que 2012 seja ainda melhor que 2011... Feliz Natal!
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Regina disse...

Quanto tempo Márcia!!

Eu estava precisando tirar um tempinho somente meu, e após sair de uma sociedade, tirei 3 dias para isso... logo após reiniciei a minha jornada em meus croches que estavam parados por falta de tempo...

Agora estou voltando aos poucos para as minhas visitas...

Adorei o pinheirinho de Natal.


Bjs e um FELIZ NATAL!!!

Marli disse...

Olá Amiga.
Vim desejar a você e sua família um FELIZ NATAL E 356 DIAS DO ANO NOVO de pura felicidades,alegrias,
muita saúdes e muita paz.
Abraços com carinho
Marli

Lilia R. disse...

Márcia
desejo a você e sua família um feliz natal e um próspero ano novo cheio de muita saúde, paz, alegrias e muita iluminação, são meus sinceros votos!!
beijos


www.artesdalilika.blogspot.com

Romi-damelalata- disse...

hermoso el arbolito! gracias por el tutorial!
suerte con esa mudanza! y que pases unas felices fiestas Marcia!
un beso enorme!

Jud disse...

Feliz 2012 querida com muitas inspirações, grata pelo carinho em 2011!
Grande beijo,
jud-artes.

Nica Crochê disse...

desejo a vc um feliz ano novo cheio de amor paz e muitas conquistas.

Eunice Martins♥ disse...

Olá Marcia quantas saudades,desejo um maravilhosos ano,adorei todos estes últimos trabalhos, beijos...

Nany disse...

Olá Márcinha!
Um feliz 2012!

beijo em seu coração!

Nany

Sônia Maria disse...

Marcia, estou com saudades!!!
Por onde você anda, amiga?
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Fanny disse...

hola amiga , encontre tu blog navegando por la red y me encanta te felicito porque haces cosas lindas y tambien porque las compartes .
Te deseo un 2012 lleno de muchas bendiciones y animos para seguir con tus manualidades .
Te agrego a mi blog para seguirte mas de cerca , besos

Roberta Bortoluzzi disse...

Oi amiga, adoro teu blog sempre tem coisas lindas por aqui,estou aqui também para informar o novo endereço do meu blog, para você não deixar de me visitar , já que para a mim a sua visita é tudo de bom,beijokas...
http://titacarre.com
http://agulhaetricot.com
http://titacarre.elo7.com.br visite minha loja tb e deixe sua opinião sobre meus produtos.

sil disse...

Olá Marcia...só pra dizer q postei um comentário,mas depois vi que ficou no post anterior...rs

beijinho!!

Artes na Tela disse...

Olá. Parabéns pelo Blog, e pelos trabalhos. Comercialize seus trabalhos em nossa loja virtual, o Artes na Tela. Esse é o endereço

www.artesnatela.com.br

Blog: www.artesnatela.com.br/blog

Um abraço

Artes na Tela disse...

Olá. Parabéns pelo Blog, e pelos trabalhos. Comercialize seus trabalhos em nossa loja virtual, o Artes na Tela. Esse é o endereço

www.artesnatela.com.br

Blog: www.artesnatela.com.br/blog

Um abraço

Eunice Martins♥ disse...

Olá minha querida muito bom dia! venho desejar um fim-de-semana muito abençoado,beijos...

Anônimo disse...

Olá Marcia!
Seus trabalhos são simplesmente lindos viu?!
Um beijo e parabéns pelo blog!
Karina

Sônia Maria disse...

Marcia, cadê você amiga!?
Estamos com saudades de você...
Beijos

Dani disse...

oi! vim conhecer seu blog e te convidar pra participar do sorteio no meu blog ficarei muito feliz comsua participação
bjinhossssss!!!!!!!!!!!!!

Sônia Maria disse...

Amiga, cadê você?
Saudades...
Beijos

Isadora disse...

Querida, tá sumida, por onde anda?
Saudades!

anareis disse...

Querida amiga. Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0

Andreia Andrade disse...

Olá, nas minhas andanças pela net achei seu cantinho.
Parabéns pela criatividade, talento e bom gosto.
Ficaria muito feliz com sua visita tb.
Ahhh...é claro que já estou seguindo seu blog.
Andreia Andrade
www.fhinotrico.blogspot.com

Pri e Mona disse...

Olá Marcia
Muitas saudades! Estamos sentindo falta de sua atualização, era minha leitura a cada nova página. snifff
um grande BEIJO e espero que esteja tudo bem!
Fique com Deus!

Vallene disse...

Oi, Márcia!
Lindo o pinheirinho. Adorei seu blog.
Estou lhe seguindo.
Bjos.
Vallene.
http://valecrocher.blogspot.com/

Fazendo arte com a Babi disse...

olá amo tuas coisas......
estou te seguindo aki e no novo endereço me segue tb no meu blog por favor!!!!
http://fazendoartecomababi.blogspot.com.br/