domingo, 9 de outubro de 2011

COMO EMENDAR SQUARES

Hoje estou mostrando um passo a passo em especial para a leitora e seguidora do blog a "Ju ", que a alguns dias atrás me mandou um email me perguntando como eu fazia a emenda desta manta xadrez que é diferente da outra manta que estou fazendo também. Então eu fiz um passo a passo ( mais ou menos), deste outro tipo de união  de square, e que  também gosto muuuuito de fazer. Espero que ajude e qualquer coisa me pergunte.

veja como fazer para emendar squares
Como emendar squares

(Ela já está bem maior que nesta foto, faltou luz ambiente para a foto)

É preto no branco, mas também esta emenda de square pode ser usada em qualquer outra cor de linha para emendar squares deste jeito.

Aqui você encontra outro tipo de emenda de square que é a emenda aparente que dá um outro charme na peça.

(Importante citar que esta emenda do square que mostro aqui, também é explicada e muito bem no blog adorável da Lucy aqui)

Para começar você já deverá ter um square prontinho.

Como na foto abaixo, completar o próximo square  com quantas carreiras foram definidas a seu gosto, deixando a última carreira completa somente de um lado do square.

Note que iniciei meu square da mesma forma que a amiga Sônia Maria explica em um de seus vídeos, de como fazer um square perfeitinho e sem emendas aparentes, (Veja aqui) e no YouTube aqui. Depois de suas dicas maravilhosas, eu sempre começo meus squares no meio dos cantos, completando um grupo de 3 pontos altos do canto e o finalizo quando termino de fazer a volta. Fica perfeito!!

Como emendar squares quadrado

Agora vou começar unindo um dos cantos também começando pelo meio do canto (cor preto).
Você irá unir com ponto baixíssimo, introduzindo agulha pelo lado de cima, e pegando a linha por baixo do square.
como emendar squares parte 2

como emendar squares parte3

Em seguida faça 3 pontos altos para completar o canto.

Como emendar squares parte 4

Pule o primeiro grupo de 3 pontos altos e faça novamente o ponto baixíssimo no espaço de 1 corrente após o grupinho de pontos altos.

como emendar squares parte 5

Faça novamente 3 pontos altos continuando com o square normalmente.

como emendar squares parte 6

Pule mais um grupo de 3 pontos altos e faça um ponto baixíssimo.
como emendar squares parte 7

Vá fazendo este procedimento até chegar  na ponta do square (em preto). Faça um ponto baixíssimo no square que no meu caso é o preto.
como emendar squares parte 8

Faça o restante da volta completando o seu square normalmente, pois você já venceu a primeira etapa de emenda.
como emendar squares parte 9

A próxima foto abaixo é para a emenda com dois lados de squares. Você irá unir os dois lados de um square, emendando um no outro.
Faça o mesmo procedimento do início até chegar no meio. Faça um ponto baixíssimo na ponta do meio do square preto.
Veja as duas fotos abaixo:
como emendar squares parte 10

como emendar squares parte 11

E atenção: Em seguida faça outro ponto baixíssimo na próxima ponta do meio do outro square (cor preto)
Não emende o meio, não há necessidade quando se trabalha com duas cores diferentes como no meu caso. Mesmo com uma cor só para a emenda não há muita necessidade de fazer a emenda de união para os 3 cantos.
como emendar squares parte 12

Veja como fica: faça 3 pontos altos completando o canto do square branco.
como emendar squares parte 13

Continue até o final do cantinho fazendo um ponto baixíssimo, e continue o square normalmente, até terminar.
como emendar squares parte 14

Neste link abaixo tem outra maneira de unir(emendar) squares, que é uma emenda mais aparente,  veja:

http://www.croche.tv/2011/08/como-unir-os-squares-desta-manta-tarefa.html
Bjinhos e boa semana!!!
Postar um comentário

statcounter