quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tapete de croche oval passo a passo

Aproveitando que estou nos momentos finais da minha manta xadrez, dei uma pausa  para fazer este tapetinho oval.
Este tapete é uma graça, e bem rápido de fazer. Levei só uma tarde para terminar, já que no meu dia de folga não deu para navegar por causa deste problema com os blogs, infelizmente!

Mas felizmente fiz também um pap especialmente para uma leitora do blog, a Maria!! E acho que pela graça do tapete e pelo fato do gráfico não estar muito fácil de decifrar, vai agradar algumas amigas de fazê-lo com mais facilidade.
Eu simplifiquei o gráfico e ajeitei as pétalas no final que começavam aleatóriamente. 
"Fiz de um jeitinho que as pétalas finalizam  perfeitas agora".
O  barbante que usei  é compatível com agulha de número 2,5mm, mas usei agulha 3 mm para ficar mais maleável e não forçar muito a mão.
O tamanho deste tapete é pequeno, mas se usado um barbante grosso fica no tamanho médio.

Este é o gráfico e está diferente do que recebi porque mudei algumas coisas para facilitar.

A pergunta da amiga Maria era onde começava o tapete olhando pelo gráfico.
Então aí vai algumas fotos detalhadas, e note onde modifiquei, 
para as pétalas finalizarem perfeitas lá no barrado.

Na receite pede 40 correntinhas e volte acompanhando o gráfico onde tem a seta em vermelho.
Esta é a metade da primeira carreira finalizada.

Para continuar esta primeira 1ª carreira, faça 4 correntinhas, (eu fiz 5).

Depois vá para baixo pegando com uma laçada o inicio do ponto já feito, para fazer 1 ponto alto, e continuar
Seguindo o gráfico e fazendo igualzinho a parte de cima.
Modifiquei o gráfico nesta parte para ficar mais fácil entender.

Aqui é só uma evolução. 

Aqui a continuação, já virado para o lado certo.

Então faça também as 4 correntinhas do outro lado e prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto.

Assim:

Continue seguindo o gráfico. Esta já é a segunda carreira que começa com 3 correntinhas e 2 correntes.

Vire e repita igual a parte de cima.

Finalize a carreira com ponto baixíssimo.

Segunda carreira finalizada.

Aqui começa a terceira carreira:

Siga o gráfico até a 9ª carreira. Finalize a 9ª carreira e arremate a linha.

Aqui nesta parte modifiquei a entrada da 10 ª carreira.

Começe novamente com a linha no primeiro ponto da primeira pétala da meia flor.

No gráfico pede duas correntes de intervalo, mas para ficar perfeito faça 1 corrente de intervalo e pule 1 ponto somente. Depois siga a foto abaixo desta, onde modifiquei.

Esta foto abaixo terá que clicar para aumentar e ver  o que modifiquei que foi nas correntinhas onde começa o barrado.
Veja:  Fiz em preto 1 corrente, e pule 1 ponto de base.
Depois em vermelho 2 correntes e pule 2 pontos de base.

Continue na 11ª carreira e termine seguindo até o final e arremate.

Tomara que goste,  faça e aproveite bem , porque é bem rápido de fazer e as pétalas agora ficaram perfeitinhas!!

Aqui nesta foto abaixo, eu experimentei como  toalha de mesa, e também  ficou ótimo porque o meu barbante não é grosso. Só não lembro o número de meu barbante, mas como disse lá em cima, é para agulha 2,5, e usei a 3mm.

Muito Obrigado pelos recadinhos no post de meu aniversário, vocês são muito queridas!!!!

Bons pontinhos!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

statcounter