A Matemática do Crochê

Feliz dia Internacional do Crochê!!
-Hoje, 12 de Setembro-


Desta vez esqueci por completo de participar do concurso que  é realizado pelo instituidor da data Sr Jimbo, e queria deixar aqui minha comemoração pois  é um dia especial pela data criada internacionalmente, e segundo ele, nós brasileiros somos os maiores contribuidores para o conhecimento deste dia, graças a amiga Sônia Maria ,que nos fez  conhecer a alguns anos atrás.

Vou deixar um vídeo muito legal amigas,  que foi feito pela professora de Matemática e Estatísticas Sônia Regina Sheleski, onde ela ensina como fazer um boné em sala de aula para alunos do segundo ano, usando e mostrando a matemática em prática com o crochê.


Quero parabenizar Sônia Regina pela iniciativa de mostrar e ensinar o crochê em sala de aula!! - Que este exemplo seja seguido pelas demais escolas do Brasil, não só ensinando o crochê, mas outros tipos de artes, incentivando a cultura e diversificando a maneira de ensinar, beneficiando assim os alunos a desenvolverem uma arte gostosa e prazerosa , não só pelo crochê, mas  que aprendam a trabalhar com as mãos, e que vejam  o quanto é importante saber produzir algo com elas, e o que é legal para eles aprenderem de um jeito prático, com certeza!

"Quando vi o final da parte 3, me adimirei com a turma sentadinha em aula fazendo crochê, todos com um novelo sobre a mesa e as agulhas trabalhando!!  "Linda imagem acima!!

Mais uma vez Parabéns a toda a turma e a professora Sônia Regina Scheleski- blog .

Esta é a Primeira parte do boné




Parte 2
Parte 3


Beijo a todos!

Márcia

Comentários

Elaine disse…
Olá querida, passei para uma visitinha e também lhe desejar um Feliz Dia Internacional do Crochê. Bjs Elaine
Ivete P. Santana disse…
Olá Márcia..
Obrigada pela sua visita e comentário..

FELIZ DIA DO CROCHÊ...

Parabéns para sua profª...
Uma iniciativa muito interessante..
Misturar crochê com matematica..
Adorei..

Tenha um otimo dia..
Abraços.

Ivete :)
Suzi Musse disse…
Oi Márcia
Feliz dia do croché pra ti tb!
E aí já começou a 6ª parte do PMIII?
Sabe com o que estou preocupada? co o tal do mistério. Acho que vai ser difícil. Pois com estas agulhas penduradas... sei não
Bjos e bom domingo
GIL disse…
Parabéns prá vc. que domina tão bem essa técnica!
E um dia de muitos crochês para todos nós!
Bjs.
Nélia disse…
Olá Márcia

Um feliz dia do crochet também para si.Afinal é o crochet que nos une a todas neste mundo virtual.
Continuação de um bom domingo
bjs
Nélia
Valéria disse…
Oi Marcinha,
Obrigada pelo carinho, e parabéns prá você também, que faz coisas liiiindas e ainda prepara paps super legais prá gente!! Só sinto por ter vindo já meio tardinho, é que só cheguei em casa agora, rsrs
Beijos
Valéria
Isadora disse…
Que interessante, amei os vídeos!
Olá, Marcinha, obrigada pela visita. Feliz dia Internacional o Croche tb pra vc.
Esta iniciativa da professora de Matemática é muito interessante mesmo. Qdo eu estudava (na minha época falava Grupo Escolar) no 3º e 4º ano a gente tinha aulas de artesanato; lembro-me que aprendi a fazer bainha desfiada em lencinhos e ficavam lindos.Hje em dia a gente não vê mais isso nas escolas, ou melhor, estou vendo agora, o que é ótimo; as crianças precisam valorizar o trabalho manual, além dos ouros aprendizados.
Estou curiosa tb com este projeto misterioso.
Bjks,
Lúcia
Dete disse…
Olá Marcia feliz dia do Croche e um abraço para todas as Crocheteiras.
Adorei o tema a Matemática do Croche muito legal.
Um bom final de domingo para vc.
Beijus
Sonia Ap. disse…
Oi Marcia, achei muito interessante essa matéria que você postou sobre o dia do crochê. Também concordo com você.O crochê pra mim é uma arte e devemos passar para a geração futura, pois é lindo e faz bem.
Um bjs, tenha uma ótima semana Sonia Ap.
Márcia disse…
Ola Dete, obrigado!fico feliz que tenham gostado, uma boa semana!
Beijo!
Márcia
Olá Márcia
Fico muito feliz e agradecida por saber que o projeto "A Matemática do Crochê" é elogiado e valorizado. Eu gosto muito de toda arte manual e sempre que tenho tempo e oportunidade estou aprendo algo mais. Fazendo um boné de crochê me dei conta de que ali eu estava aplicando a matemática. Então perguntei para os meus alunos se eles gostariam de aprender matemática fazendo crochê! Num primeiro momento eles me disseram quase gritando que não sabiam fazer crochê e acreditavam que jamais iriam aprender. Mostrei para eles os bonés que eu fazia e lhes fiz acreditar que também poderiam aprender fazer crochê. Eles aceitaram o desafio. Quase 100% dos meus queridos alunos estão praticando a matemática com o crochê. É simplesmente MARAVILHOSO ver eles empenhados em aprender o crochê. Além de aplicar e desenvolver habilidades matemáticas, estão também desenvolvendo habilidades manuais, de raciocínio, de concentração e desenvolvendo a criatividade e o gosto pelas artes... o prazer de criar algo belo com as próprias mãos.
Beijos
Sônia Maria disse…
Olá, Márcia!

O croche tem tudo a ver com a matemática. Nunca pensei que o veria em plena sala de aula. Adorei o vídeo!
Abraços com carinho,
Sônia Maria