terça-feira, 6 de julho de 2010

Luvinha com dedinho de croche para bebe passo a passo

luvinha de croche para bebe passo a apsso

Receita original de Márcia Galti criada em 2010
Designer : Márcia Galti
Esta receita também se encontra em meus projetos no Ravelry

Proibida a reprodução total ou parcial de textos das receitas sem autorização da autora.

Olá amigas e visitantes
Estes dias atrás estive empenhada em fazer algumas luvinhas para bebê com dedinho para duas meninas que irão nascer em minha família, (uma já nasceu, muito fofa!!) .

Tem vários modelinhos e receitas diferentes, e eu achei legal montar um passo a passo com o modelinho que fiz para iniciantes no crochê.

(As luvinhas de bebê são fáceis de fazer e bem rápidas, e quem está iniciando com certeza vai gostar de fazer elas).

Para fazer esta luvinha usei o fio super bebê da Cisne, mas pode ser outro fio macio também e a agulha pode ser 1 e 2.
Eu usei as duas depois vc irá ver porquê.
(Aqui neste início usei a agulha de número 1.)

As agulhas que usei para este fio:

-Tulip 1 (1.6 mm) para iniciar
-1-2.00 mm para fazer o fechamento em cima da luvinha e dos lados.

Nestas duas fotos abaixo fiz 40 correntinhas e voltei fazendo 1 pa em cada corrente. Fiz assim por 4 carreiras.

passo a passo de luvinha para bebe de croche

Depois já na quinta (5 ª) carreira voltei fazendo 28 pontos altos e deixando os 12 finais a espera para fazer o dedinho mais tarde.
Faça então mais 4 carreiras de pontos altos indo e voltando esta parte da luvinha.

luvinha de crochet com dedinho

Quando for fazer a 5ª carreira (quinta carreira), aproveitando o finalzinho da parte de cima você pode fazer como eu fiz ( 28 meio ponto baixos fechados juntos), com uma agulha de croche de número maior, ( eu usei a de número 2), dei um ponto (1 corrente), e 1 laçada como se fosse fazer um ponto alto, mas somente de a laçada e puxe o próximo ponto sem fechá-lo deixando para fechá-los todos no final para franzir e fechar a luvinha em cima.

passo a passo de luvas para bebe de croche

Aqui mostro como você vai deixando os pontos na agulha sem fechá-los.

Depois que estiverem todos na agulha puxe uma laçada até o final fechando todos os pontos.
Veja a segunda foto abaixo.

Depois de fechar os 28 pontos, faça 1 ponto baixíssimo na outra ponta da luvinha para fechar o ladinho.

veja como fica fechada e você então irá fechando o lado com pontos baixos até chegar a parte do dedinho.

Troque a agulha para a de número correspondente para seu fio ( a minha é de número 1), e faça 3 correntinhas para continuar a parte do dedinho. Note que já está com o lado fechado.

Faça então 3 carreiras de pontos altos. (Não esqueça que estamos trabalhando o lado do avesso).

Para fechar em cima do dedinho faça o mesmo procedimento - 1 corrente e 1 laçada, os outros meio ponto alto sem fechar o ponto terminando todos no final da carreira. São 12 meio ponto alto fechados juntos. Para facilitar troque a agulha para uma de número maior.

Aqui já fechados , então vire para fazer 1 ponto baixíssimo e continuar fechando a luvinha com pontos baixíssimos.

Aqui já com o dedinho fechado.
Vire para o lado direito.

Faça 1 carreira de passa fitas (*1 pa, 1 corr, pule 1 ponto de base*, e repita o *)
Na outra carreira faça 2 pa, 1 corr, 2 pa na base de 1 corrente e pule 1 quadradinho de base.

Faça mais uma carreira com 1 picô o meio dos leques e por fim uma correntinha separada de 80 pontos, ou use uma fita para colocar no passa fitas, e está pronta a luvinha.

Para fazer a outra luvinha é o mesmo procedimento, somente cuide na hora de fechar, vire o lado de fechamento para o dedinho ficar para o outro lado.

Lembrando que este é um jeitnho de fazer a luvinha, mas você também pode fazer em carreiras circulares.
Fiz também uma luvinha com dedinho no mesmo tamanho em tricô e coloquei a receita no Diário deAlgodão

Beijos amigas e por incrível que parece está muito quente por aqui, cadê o frio?