quarta-feira, 12 de maio de 2010

Passo a passo do tapete de crochê redondo

tapete redondo de croche

Oi amigas, não pude colocar ontem o pap do tapetinho de croche. Coloquei outro tempalte no blog para ficarem melhor as fotos pois aquele tempalte estava demorando a abrir também as cores estavam me enjoando, rsrs, mas ai está a fofura do tapetinho.

Queria dizer também que aprendi uma novidade !! Estou blocando o croche corretamente agora.

Eu Só conhecia a maneira que me foi passada pelas minhas tias, avós e pela minha mãe a qual escrevi aqui no blog

-Quando já prontos os croches sempre vi do jeito que faço, mas precisamos prestar atenção, muita atenção nesta hora para não achatarmos os pontos, (que para mim estava perfeito até ver como ficava de outro jeito).

Mas não! Não se deve passar nosso croche com ferro!! Ele achata e tira o brilho do fio, mesmo com um paninho por cima, como eu fazia.

Aprendi com a Sônia Maria que explica direitinho no blog, veja aqui neste link : Falando de Crochet como blocar - e aqui Falando de crochet - como dar forma ao croche

Muita gente costuma passar com ferro para abrir os pontos, e isso nos é passado para nós que somos novas até hoje, mas agora estou fazendo como a Sônia  nos mostra em suas postagens e realmente, os que passo com ferro ficam achatados e sem brilho, e o que fiz recentemente  fica conforme ela explica. Fica ótimo, o ponto fica certinho.

Obrigado Sônia pelas dicas!!! Eu estou muito feliz com este compartilhamento de experiências! Cada dia aprendemos uma novidade!!

Como Fazer a flor de crochê do centro do triângulo
A flor central é bem simples.
Receita:
Aqui usei fio Duna da Círculo
Fazer o círculo mágico, 1 corr (= a *1 ponto baixo), 2 pa, 1 pb*. repetir seis vezes no sinal. * até *

passo a passo square triangulo de crochet flor

Pegar o ponto baixo por trás e fazer 4 corr e pegar o próximo ponto baixo por trás. repetir em todas as pétalas.

Com outra cor começar a pétala grande:
2 pb, 2 pa, 2 corr, 2 pa, pb, 1 pb no pb de base.Repetir para todas as pétalas se formarem.

Folha:
Fazer 1 ponto alto triplo no ponto baixo do meio.

passo a passo flor de crochet

Foto esquerda: 1 corr, na segunda corrente do ponto alto triplo , contando de baixo para cima fazer 1 ponto alto triplo e 1 corr.
Foto direita: Na segunda corrente do ponto alto triplo contando de baixo para cima fazer 1 ponto duplo e 1 corr.

Foto esquerda: 3 corrente e agora é onde o gráfico estava dizendo uma coisa mas era outra, fiz até acertar e para ficar direitinho faça assim:
-1 ponto alto na segunda corrente do ponto anterior.
Foto direita 1 corr, 1 ponto alto na segunda corr do ponto alto triplo de base.

Foto esquerda: 1 corr e 1 ponto alto na segunda corr do ponto alto triplo de base, 1 corr e 1 ponto
baixo no arco de 2 corr da outra pétala.
Foto direita: 5 corr, 1 pa no pb no meio entre as duas pétalas, 5 corr, 1 pb no arco de duas corr da próxima pétala.

Formar outre folha igual e depois fazer igual a foto esquerda mostrado na foto acima.Depois formar mais uma folha. São 3 folhas ao total.

Depois de pronto o triângulo de croche, fazer pontos baixos em volta de todo o trabalho com 1 ponto baixo para cada ponto. No meio de todas as folhas fazer 2 pb ,1 meio ponto, 2 pb.

O triângulo de crochê está pronto. Fazer mais 5 iguais, note que nesta foto está faltando 1 triângulo. Coloquei assim para mostrar como pode ser fechado para formar um cobre copos ou xícara, e vc pode fechar até com 3 triângulos para ter um menor.. Se fizer mais um triângulo vc terá o tapetinho mais aberto como mostro na primeira foto.

Para fazer fechar coloque lado avesso com lado avesso (foto esquerda), depois com outra cor, fazer pontos baixos em toda a volta começando pelo centro de uma das folhas.

Veja como vou fechando, coloquei ponta com ponta. Em seguida pegue a outra folha para continuar com o fechamento. Sempre com pontos baixos.

Aqui abaixo estou mostrando o início do fechamento do terceiro triângulo. (ponta com ponta)

Clique na foto para ver o acabamento.

Para maiores referências veja aqui, e aqui.

Beijos!!!
Márcia

29 comentários:

Marcia disse...

Obrigada minha linda pelas dicas e passo a passo.
Vou colocar na minha listona.

Beijos

Márcia

Vanessa Biali disse...

Oi, Márcia!
Obrigada pelo PAP minucioso! Vou guardar a receita para tentar fazer assim que der uma folguinha.
Lindo, lindo!
Beijos,
Vanessa

Marilú disse...

Olá Marcia!!!
Muito fofo esse tapetinho...obrigado pelo pap.Vou na na Sônia p/ver as dicas.
Bjssssssss
Marilú

Sônia Maria disse...

Olá, Márcia querida!
Que lindo passo-a-passo! Adorei! Muito Obrigada pela referencia carinhosa e pelas horas do seu dia a nós dedicadas ao fazer esse passo-a-passo.
Realmente essa troca de conhecimentos nos enriquece muito. Eu aprendo dia a dia.
Abraços com carinho,
Sônia Maria

Beatris Santos disse...

Oi Márcia

Tudo bem com você. Acabei da fazer e postar o Vestidinho que aprendi no seu blog com o maravilhosos PAP que você fez. Fiz com Linha Clara Moda como havia de falado antes e agulha 1,75mm, ficou com o tamanho ideal para uma bebêzinha que acabou de nascer (15 dias. Eu sinceramente amei e epero que você minha Pró...rs goste e aprove. Beijos Bya

Fátima Artesanato disse...

Oi Marcia!

Ficou muito fofo o tapetinho,vou tentar faze-lo.
Bjs.
Fátima

cafofo da monica disse...

Oi Márcinha!!
Que lindo este centrinho,com certeza vou fazer um pra mim também.
O pap está como sempre super bem explicado e o centrinho é bem diferente do que tenho visto por aí.

Obrigada por partilhar mais uma vez.

beijos neste coração generoso,

Mônica Beatriz.

Daiane Daniela disse...

Oi Márcia!
Nossa, vc caprichou hein, que lindo PAP, tudo tão bem feitinho, parabéns!!!
Um dia eu consigo fzer um tbm ehe...
Beijos e tudo de bom!!!

Valéria disse...

Oi Márcia,
Muito obrigada pelo PAP, as fotos ficaram ótimas, e tudo muito bem explicadinho.
Eu gostei muito das cores que você usou, ficou lindinho e bem suave.
Beijos
Valéria

Iris disse...

Márcia!

Parabéns, o PAP ficou ótimo!!!

Beijos

Juliana Noronha disse...

Oi Márcia,
esse tapetinho é lindo! o desenho dele parece de uma peça de porcelana! Obrigada por compartilhar o pap e a explicação de como blocar, antes de você me explicar o que era blocagem, eu tambem passava o croche. É realmente maravilhoso como podemos aprender trocando experiência com vocês que são feras no croche.
Um grande abraço
Juliana.

Juliana Noronha disse...

Oi Márcia,
esse tapetinho é lindo! o desenho dele parece de uma peça de porcelana! Obrigada por compartilhar o pap e a explicação de como blocar, antes de você me explicar o que era blocagem, eu tambem passava o croche. É realmente maravilhoso como podemos aprender trocando experiência com vocês que são feras no croche.
Um grande abraço
Juliana.

banuca disse...

This is so sweet, I like it:))

MEUS CROCHES - LÚCIA disse...

Olá, Márcia, o tapetinho ficou lindo e o pap bem explicadinho; obrigada por partilhar conosco. Realmente, é melhor não passar com o ferro, eu não costumo fazer isso.
Abraços,
Lúcia

selma disse...

olá amiga que lindo e facil com as suas explicações ...obrigada pelo pap bjs vc é muito querida

Fabiana Appel disse...

Oi Márcia!!!
Mais um PAP de sucesso!
Linda toalinha,diferente!
Obrigada tb pela dica de como blocar,confesso q não sabia,passava à ferro!
Obrigada pelo carinho!
Beijos

Márcia disse...

Oi Fátima, que bom, fico feliz que tenha gostado, se fizer me avise, beijo!!!Márcia

Andressa Lopes disse...

Amei conhecer esse cantinho,tão aconchegante,não dá vontade de sair mais.parabéns por seus paps estão muito fáceis de entender,vou voltar sempre.

Isabel disse...

oi,marcia,tudo bem?
adorei o pap desse triângulo.
eu salvo muiita coisa de picasas com revistas japonesas de croche,alias tudo que eu vejo e se eu nâo me engano tem uma flor dessa mesma revista
que estou desesperada para conseguir fazer e queria te pedir pelo amor de deus que faça o pap dela.
e´ uma rosa com o miolinho cheio.
Nâo tenho blog,mas deixo e-mail para contato
isabelikuko@terra.com.br

Márcia disse...

Oi Isabel
Lhe mandei um email.
Beijos!!!
Márcia

♥ Helena ♥ disse...

Olha ke lindo
esse square
minha filha do meio a Vivi
ta empolgada no croche
ensinei o basico e ta aki fazendo
um bolerinho de square
olha qdo ela tiver boa no croche
vou mostrar ela o seu square
tadinha ela faz 3 carreiras e desmancha 2 kkkk
mas ta indo
eu pensava ke nunca ela iria se interessar
mas agora ta ke ta
so falta a outra se interessar tambem
um bjao

Anônimo disse...

oi chara adorei os modelos em croche marcia

Anônimo disse...

oi chara adorei os modelos em croche ass: marcia

marcia disse...

adorei todas as peças sou apaixonada por artesanato so ñ tenho muito tempo mais qualque breja estou eu com minhas agulhas parabéns
marcia votorantin

alessandra disse...

adorei gostaria de aprender mais obrigada.

alessandra disse...

adorei gostaria de aprender mais obrigada.

Márcia disse...

Olá Alessandra!
Obrigado e volte sempre!
Bjinhos!!
Márcia

Anônimo disse...

Legal!Minha mãe adora

Márcia disse...

Olá, fico feliz em saber!
Beijos!