terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Goma para Croche

Como Fazer Goma para Croche
Esta receita é a que mais gosto de usar para engomar croche por sempre ter em casa, com criança, mingau e tudo mais... sempre tem no armário.
Para quem gosta de fazer croche é sempre bom ter uma receita de sua preferência, que guarde de cabeça mesmo, já que é sempre usado em toalhinhas, ou outras peças.
Muitas não usam goma, mas se você fizer pela primeira vez, vai notar a grande diferença de uma peça com goma e outra sem. (Digo a goma não para somente endurecer, mas para definir seu crochê, ou encorpar).

Se preferir não engomar faça tipo uma blocagem da peça pronta assim:
Com um tecido de algodão molhado por cima da peça, passe com ferro quente e defina os pontos.
Também vai notar a grande diferença.

Tirei foto da minha maizena, por assim dizer, já que foi o primeiro nome que surgiu, mas o nome mesmo é amido de milho. Amei esta foto, bem amarelinha e parece foto antiga.

A goma que faço é com o amido de milho.
Então quem ainda não conhece

1 litro de água

1 colher de maizena

Colocar a mistura no fogo e mexer até ficar grossinho.

Deixe esfriar um pouquinho e coloque as peças a ser engomadas.

Se preferir que não fique muito duro o seu croche , esprema um pouquinho, deixe secar em um prato ou mesa.

Observe depois, antes de secar bem, passe a ferro com um pano ou tecido de algodão por cima de sua peça de crochê abrindo os pontos se estiver com muitos detalhes.

-Se você preferir mais durinho coloque 2 colheres de amido de milho na
receita.

-Esta é a receita que mais uso e sempre dá certo.

-Sempre sigo as dicas de não secar no sol.

-Não espremer muito.

-Passar com ferro sempre com um pano por cima.

-Mesmo se não usar goma em suas peças, o interessante é fazer uma blocagem com um pano molhado por cima para abri os pontos trabalhados.
Existem outras receitas que acho interessantes e não testei ainda.
São Elas:
-Vídeo da Elaine:
Para endurecer - croche 1 e parte 2- Ótimos vídeos, já assisti e são bem explicadinhos.
-No sonho lilás, também tem outras receitas, com polvilho, com arroz e açúcar também.

Aqui é a foto dos meus floquinhos de neve, enfeite de Natal que coloquei dentro da mistura e esperei uns 3 minutinhos, depois dei uma espremida de leve para não retirar boa parte da goma.

Postar um comentário

statcounter